DHARANA em Sânscrito significa CONCENTRAR.

A CONCENTRAÇÃO é um dos pré-requisitos para a MEDITAÇÃO.

Ela é uma das partes do Yoga citadas por Patanjali em o Yoga Sutras.

DHARANA concentração DHYANA a meditação e SAMADHI a absorção são conjuntamente chamados de Samyama.

Os 3 constituem o processo natural de meditação.

A CONCENTRAÇÃO é o ato de fixar a mente em algum lugar.

Segundo Gloria Arieira não se trata somente de fixá-la em um ponto mas de estabilizá- la em algum assunto como exercício. A mente pode focar um ponto como o ponto entre as sobrancelhas no coração no topo da cabeça. Através deste exercício de firmar a mente ela pode aprender a se libertar da agitação.
O exercício de concentração disciplina a mente possibilitando a meditação como diz Sri Krsna no verso 6.26 da Bhagavadgita:

“Seja qual for a razão pela qual a mente inconstante e sempre em movimento se disperse que a pessoa afastando a mente dessa razão traga-a de volta sob seu controle.”

CONCENTRAR é um estado da mente e significa que a mente está focada em um único ponto. Em geral nossa mente está sempre se movendo e quando ela se move é desafiador pensar apenas em um assunto.

Concentrar é ser capaz de esquecer o mundo à volta e colocar toda a sua consciência em uma única coisa.

Segundo Osho a CONCENTRAÇÃO é a restrição da sua consciência.

Quanto mais restrita ela se torna mais poderosa ela será.

Para se concentrar é necessário esforço.

A concentração não é natural para a mente.

É natural da mente se dispersar.

Segundo Iyengar em Luz sobre o Yoga DHARANA é quando o indivíduo está totalmente concentrado e um único ponto ou tarefa que o absorve completamente.Ele completa dizendo que é preciso pacificar a mente para atingir esse estado de completa absorção. A mente é um instrumento que classifica julga e coordena as impressões do mundo exterior assim como as que surgem dentro do indivíduo.

Uma das mais poderosas técnicas utilizadas nas práticas de Yoga para ajudar a mente a se concentrar é a RESPIRAÇÃO CONSCIENTE – PRANAYAMA.

Sente-se com a pernas cruzadas mantendo sua coluna ereta e seu queixo paralelo ao solo. Leve toda a sua atenção para a sua respiração.

Apenas observe a entrada e saída de ar através de suas narinas.

Coloque uma mesma contagem mental para sua inspiração e sua expiração.

Leve toda a sua atenção para a sua contagem mental.

Quando levamos nossa atenção para nossa respiração há um cessar das oscilações da mente nos permitindo estar assim em nosso momento presente.

Faça este exercício na prática acessando este link http://bit.ly/concentrarmeditar

Outra técnica utilizada para a CONCENTRAÇÃO é a repetição de mantras que pode ser tanto mental ou por meio da vocalização.

O OM é o som sagrado e primordial que nos conecta ao divino.

A vocalização através de repetições ajuda no cessar das oscilações da mente mantendo-a concentrada induzindo assim a um estado meditativo.

Sua vibração sonora produz efeitos também no corpo físico e energético

Nas escrituras sagradas da Índia a recomendação é vocalizar OM 11 X diariamente. Esta prática traz vitalidade poder e proteção.

Na Playlist do Studio no Spotify você encontrará o áudio com o Mantra OM.

Sente-se com suas pernas cruzadas coluna ereta queixo paralelo ao solo e mentalmente repita o mantra OM.

Sentar-se com a pernas cruzadas mantendo seu olhar fixo à chama de uma vela também é uma maneira de você praticar a CONCENTRAÇÃO.

Coloque uma vela à sua frente e mantenha seu olhar fixo à chama da vela.

É importante você colocar a vela em um posicionamento onde seu queixo permaneça paralelo ao solo e sua coluna alinhada.

Conheça também os benefícios deste exercício acessando este link: http://bit.ly/tratakalimpezaocular

Feche seus olhos e continue mesmo que mentalmente visualizando a chama da vela entre suas sobrancelhas.

Ótima semana para você.
bjOMMMMM
Namastê – Adri Borges.

PS: Não esquece de me contar o que você achou do conteúdo.