Trataka é um termo sânscrito que significa fixar o olhar.

É um dos Kriyas secos, exercício de purificação e limpeza do corpo físico e energético citados por Patanjali no Yoga Sutras datado de 200 anos A.C

É um exercício utilizado no yoga para limpar e tonificar os músculos dos nervos ópticos, assim como descansar à vista.

Desenvolve a força de vontade a intuição e favorece a meditação.

Ao movimentar o globo ocular, devido ao movimento do nervo óptico, estamos estimulando e massageando a glândula pineal que fica dentro da cabeça.
A glândula pineal por sua vez está ligada á intuição e à clarividência.

A glândula pineal é uma estrutura cinza-avermelhada do tamanho aproximado de um caroço de uma laranja localizada na parte superior do terceiro ventrículo do encéfalo, ou seja, na parte central do cérebro humano.

Sua função é secretar a melatonina, hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo (ciclos circadianos), relógio biológico e o sono.

Através da movimentação física do globo ocular, que pode ser com movimentos para os lados, movimentos para cima e para baixo ou movimentos de rotação do olhar os músculos e nervos ópticos se alongam e se fortalecem.

Há também a forma de fixar o globo ocular em um único ponto sem piscar até que os olhos passem pelo processo de lacrimejamento.
Isso limpa o globo ocular e treina a concentração.

Aproveite para fazer estes exercícios sempre que estiver muito tempo à frente do computador, lendo, ou executando qualquer outra atividade que exija ficar com os olhos focados em um determinado ponto por um longo período de tempo.

Execute os movimentos fazendo alguns intervalos, movimentado os olhos e descansando-os.

Boa Prática.

Namastê – Adri Borges.