Para o texto de hoje, selecionei 3 dúvidas que muita gente ao longo desses últimos meses me perguntaram nas mídias socias.
Espero poder responder com clareza à todas elas.
As minhas respostas são todas baseadas no Livro Luz na Vida de B.K.S Iyengar.
A propósito, mantive os parágrafos escritos por ele na íntegra.

Para quem não sabe, ele foi o introdutor do Hatha Yoga no Ocidente.
Seu método de yoga é conhecido como Iyengar Yoga.
Já ouviu falar?
A profundidade com que as posturas são realizadas em seu método, traz ao praticante mais do que consciência corporal: permite o alinhamento de corpo, mente e alma.

Bom … vamos à seleção das 3 perguntas e respostas?

1) YOGA É RELIGIÃO?
COMO O YOGA VÊ OS PECADOS.

O Yoga não pretende ser uma religião ou um dogma para cultura nenhuma. Embora tenha brotado em solo indiano, pretende-se um caminho universal, uma via aberta à todas as pessoas, a despeito de sua origem e formação.
Do ponto de vista do Yoga, cobiça, violência, preguiça, gula, orgulho, luxúria e medo não são formas Inextirpáveis de pecado original cuja função é arruinar nossa felicidade – ou nas quais devemos basear nossa felicidade.
São manifestações naturais, se bem que indesejáveis, da índole humana, desafios a serem vencidos, e não suprimidos ou negados.
Nossos mecanismos imperfeitos de percepção e pensamento não são motivo de pesar (embora nos tragam pesar), mas uma oportunidade de evoluir, de desenvolver a consciência interna que possibilitará também a realização sustentável de nossas aspirações pelo que denominamos sucesso individual e progresso global.
B.K.S Iyengar

 

2) NÃO SOU FLEXÍVEL E TENHO MEDO DE FICAR DE CABEÇA PARA BAIXO! POSSO FAZER YOGA?

Se você acha que aprender a tocar os dedos dos pés ou erguer-se sobre a cabeça é tudo o que o Yoga tem a oferecer, sua principal recompensa, suas principais bençãos, sua principal beleza lhe escaparam.
O Yoga libera o potencial criativo da vida, e faz isso estabelecendo uma estrutura para a auto-realização, mostrando como podemos avançar na jornada, descortinando uma visão sagrada do Supremo, da nossa origem divina e do destino final. Não muda apenas nosso modo de ver as coisas, ele transforma a pessoa que vê. Traz conhecimento e o eleva à condição de sabedoria.
B.K.S Iyengar

3) QUANTO TEMPO LEVA PARA EU SENTIR OS PRIMEIROS BENEFÍCIOS DO YOGA?

O Yoga oferece presentes desde o primeiro dia. Mesmo os mais inexperientes reconhecem esses benefícios, sentem que algo está começando a acontecer num nível mais profundo do seu corpo, da sua mente e até da sua Alma. Alguns descrevem os primeiros presentes como uma nova sensação de leveza, calma ou alegria.
B.K.S Iyengar

Espero contribuir  !

Dúvidas, sugestões ?
Me escreva!

bjOOMMM
Namastê – Adri Borges