É necessário prestar atenção à maneira correta de ficar em pé.

Frequentemente colocamos o peso do corpo sobre os calcanhares ou nas bordas dos pés ou até mesmo deslocamos todo o peso do corpo para os dedos dos pés.

Isso pode ser notado observando como a sola e saltos dos sapatos se desgastam.

Devido a má distribuição do peso do corpo sobre os pés adquirimos deformidades particulares que prejudicam a elasticidade da coluna.

Passamos muito tempo do dia com os pés presos em sapatos de salto e tênis.

Perdemos a aderência da sola dos pés no solo assim como a flexibilidade da musculatura dos pés.


É importante sentir o contato dos seus dedos dos pés metatarsos e calcanhares no solo.

Procure concentrar o peso do seu corpo em ambas partes de forma igual.

Sentir o toque dos pés no solo é sentir a nossa relação com a realidade.
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Segundo Iyengar se ficamos em pé com o peso do corpo jogado somente sobre os calcanhares sentimos uma mudança no eixo de gravidade os quadris ficam soltos o abdômen fica protuberante o corpo se inclina para trás a coluna sente esforço e como consequência logo sentimos cansaço e a mente embotada.
É portanto essencial dominar a arte de ficar em pé corretamente. Sente-se leveza no corpo e a mente adquire agilidade.

Tadasana também denominada a postura da montanha é a postura básica de pé realizada nas práticas de Yoga.
Esta postura consiste em permanecer em pé firme e ereto.

Permancer em Tadasana além de atuar no âmbito físico atua também no energético equilibrando assim o Muladhara Chakra.

O Muladhara Chakra é conhecido também como Chakra raíz ou de base. Muladhara é uma palavra sânscrita que significa “apoio da raiz”, mula significa raiz e adhara, suporte ou apoio.
Este Chakra está localizado na base da coluna na região do períneo e está relacionado à sobrevivência.

Desequilíbrios neste chakra são comuns em pessoas que não tiveram estabilidade na primeira infância.

O sentimento de medo é portanto uma das características do desequilíbrio deste chakra. Medo de ser quem você é ou de mudanças pode estar relacionado a este desequilíbrio.

Mas o que são Chakras?

Chakras são centros de energia que se conectam com o corpo físico. São centros energéticos de captação, armazenamento e distribuição de energia vital (o prana) no corpo.

Quando tocamos nossos pés corretamente no solo estabelecemos conexão com o elemento terra trabalhando assim nossa segurança e estabilidade.

Além do âmbito físico e energético o Tadasana também atua no mental. Quando permanecemos estáveis em Tadasana a mente também ganha estabilidade.

Em Tadasana mantemos o queixo paralelo ao solo e a verticalidade da coluna. Os ombros são projetados para trás e para baixo.

Quando levamos nossos ombros para trás abrimos o peito aumentando assim nossa capacidade pulmonar. Quando respiramos melhor melhoramos nosso bem-estar nossa saúde e alteramos nosso padrão emocional. A qualidade da nossa respiração está intimamente ligada ao nosso padrão emocional

Uma vez em Tadasana quando projetamos o peito a frente e os nossos ombros para trás incorporamos uma atitude corporal de confiança e estabilidade.

Observe uma pessoa com ombros arqueados para frente. Uma das causas pode ser a falta de fortalecimento da musculatura da região das costas

Por outro lado pode ser sinal de timidez medo de enfrentar as situações ou medo de se expôr ou simplesmente um mal hábito.

Atualmente quantos de nós passamos longos períodos com o queixo projetado para baixo por conta do uso abusivo dos computadores e celulares? Com a projeção do queixo para baixo automaticamente arqueamos nossos ombros para frente desestabilizando nossa postura.

Desta forma limitamos nosso ângulo de visão assim como reduzimos nossa mobilidade da região cervical.

Má postura como esta descrita acima a longo prazo pode gerar padrões corporais e condicionamentos.

Trabalhando a permanência em Tadasana através da consciência sobre seu próprio corpo é possível reconhecer esses padrões. Uma vez detectado podemos desconstruí-los.

Se não tomamos consciência disso começamos a criar registros e marcas em nosso corpo.

Ao permanecer em Tadasana procure afastar seus ombros das orelhas relaxando a região dos ombros onde acumulamos tensões do dia a dia.

Muitas das tensões do dia a dia ficam registradas em nossa musculatura gerando dores e limitações de movimentos.

Por isso que muitas vezes durante uma prática de yoga algumas pessoas choram pois passam por uma verdadeira catarse de emoções reprimidas uma vez que suas emoções estiveram impregnadas em sua musculatura. Quando relaxamos conseguimos agir sobre os músculos tensionados. Muitas vezes essas tensões estão associadas a acontecimentos passados ou emoções não resolvidas.

Segundo Pierre Weil e Roland Tompakow em O Corpo Fala nosso corpo é antes de tudo um centro de informações para nós mesmos. É uma linguagem que não mente.

Através de uma postura correta que começa desde o apoio correto dos pés no solo a energia circula melhor assim como o fluxo sanguíneo.

A boa postura está relacionada aos aspectos físicos energéticos fisiológicos mentais e comportamentais.

Através do corpo também enviamos mensagens. O corpo também é o nosso meio de comunicação.

Ele manifesta posicionamentos internos e expressam sentimentos

Quando nos comunicamos a maioria da comunicação não é explícita.

A comunicação também pode estar implícita na sua atitude corporal.

O corpo é uma linguagem não verbal silenciosa.

Uma ferramenta poderosa para quem está em busca do auto-conhecimento.

Aprenda a fazer o Tadasana ( também chamado samasthiti )

Segue abaixo a técnica descrita por B.K.S.IYENGAR em a Luz sobre o Yoga

  1. Fique em pé ereto com os pés juntos,com os calcanhares e os dedões dos pés se tocando. Apoie a extremidade anterior dos metatarsos no chão e alongue todos os dedos de modo que estejam em pleno contato com o chão.
  2. Firme os joelhos e puxe as patelas para cima, contraia os quadris e puxe para cima os músculos da parte posterior das coxas.
  3. Mantenha o abdômen contraído, o peito para a frente,a coluna estendida para cima e o pescoço reto.
  4. Não concentre o peso do corpo nem nos calcanhares nem nos dedos, mas distribua-o igualmente sobre ambos.
  5. Idealmente, em cada tadasana, os braços devem estar estendidos acima da cabeça,mas, por motivo de conveniência,eles podem ficar ao lado das coxas.

Bons Estudos.

Namastê – Adri Borges.