Neti é um dos seis exercícios de purificação descritos por Svamin Svatmarama no Hatha Yoga Pradipika.

A purificação; de mente, corpo e do próprio ambiente externo; é uma das disciplinas a serem seguidas pelos praticantes de yoga, os niyamas, citada por Patanjali nos Yoga Sutras.

Derivada de netr; que significa condutor, diretor; a palavra neti está relacionada à ação de direcionar ou conduzir algo.

Nos textos clássicos, este exercício de purificação, ou kriya, consiste em introduzir um cordão de barbante em uma narina e puxá-lo pela boca, com a realização de movimentos suaves para completa desobstrução das narinas (sutra neti).

Outra maneira de realizar este kriya é com a utilização de água (jala neti).

Neste caso a purificação das narinas é feita utilizando água morna e salgada, com o auxílio de um pequeno bule de cerâmica chamado lota (ou neti pot).

A proporção a ser utilizada é de 1 litro de água morna potável para 1 colher de chá de sal marinho de boa qualidade.

Por tratar-se de uma técnica de purificação, é importante atentarmos para a qualidade e higienização de tudo o que for utilizado.

Para realizar a técnica, insira o bico do lota em uma das narinas de modo que se encaixe perfeitamente. Incline lentamente a cabeça para o lado oposto, deixando a boca entreaberta, e respire pela boca devagar. Vá inclinando o lota para que a água entre pela narina e espere que ela saia pela outra. Utilize todo o conteúdo de um lado e depois repita o procedimento na outra narina.

A água deve passar apenas pelas narinas. Caso sinta que um pouco de água foi para a região da garganta, a posição da cabeça está incorreta.

As narinas devem ficar bem secas para evitar qualquer tipo de irritação. Para isso, após realizar o procedimento dos dois lados, incline o tronco à frente de forma que toda a água saia e faça ao menos cinco fortes expirações pelas narinas.

Segundo Hermógenes, a técnica proporciona a limpeza e estimulação da mucosa, fazendo com que o praticante tenha uma sensação de alargamento das narinas.

A desobstrução proporcionada por neti auxilia na respiração e na consequente captação e circulação do prana, a energia vital, por todos os órgãos do corpo.

Por eliminar o excesso de muco e toxinas que se acumulam na região dos seios frontais e nasais, neti é indicada para doenças como sinusite, enxaquecas, rinites, corizas e resfriados.

Svamin afirma ainda que este kriya purifica o crânio e melhora a acuidade da visão, removendo todas as doenças que possam surgir acima da linha dos ombros.

Neti é contraindicado para pessoas que sofrem de hemorragias nasais frequentes.

Fernanda Leles.