psoas é o músculo mais profundo e estabilizador do corpo humano .

É o único músculo que liga a coluna vertebral às pernas, sendo responsável por nos manter em pé e nos permitir levantar as pernas para andar.

psoas saudável estabiliza a coluna vertebral além de formar um bom suporte para os órgãos abdominais.

Observe na imagem abaixo onde este músculo está localizado em seu corpo.

Estudos recentes também consideram o psoas, um órgão de percepção composto de tecido bio-inteligente que incorpora literalmente, nosso desejo mais profundo de sobreviver e florescer.
Ou seja, ele é o mensageiro primário do sistema nervoso central, por isso também é considerado um porta-voz das emoções.

 Isto acontece, porque o psoas está ligado com o diafragma através do tecido conjuntivo ou fáscia, influenciando tanto a respiração, quanto o medo reflexo.

Um estilo de vida acelerado e o stress geram uma descarga de adrenalina que cronicamente tensiona o psoas, preparando-nos para correr, entrar em ação ou contrair-se, como forma de nos proteger. Se mantivermos o psoas constantemente em tensão eventualmente, começarão a encurtar e endurecer resultando em dor nas costas, dor ciática, problemas de disco, degeneração do quadril, períodos de menstruações dolorosas ou problemas digestivos.

Segundo Nuno Cobra Jr. em algumas filosofias orientais o psoas é conhecido como o “músculo da alma”, o principal centro de energia do corpo.
Quanto mais flexível e forte é o psoas, mais será o nosso fluxo de energia vital através dos ossos, músculos e articulações.

Separei algumas posturas para que você possa praticar aí na sala da sua casa.

Durante a execução das posturas, procure inspirar e expirar pelas narinas, mantendo tua atenção na musculatura acionada.

Quando você for dar o máximo na postura procure fazer na expiração, respeitando sempre seu corpo.

Boa Prática | Namastê

Adri Borges