ASANA é toda postura firme e confortável.

É uma das partes do Yoga descritas por Patanjali no Yoga Sutras.

Segundo Gloria Arieira em O Yoga que conduz à plenitude, através da prática do asana, a mente também é trabalhada.

Ela completa dizendo que, os asanas trabalham para a flexibilidade do corpo e também para a compreensão com relação às emoções, para a atitude de coragem e objetividade frente à vida, para a confiança ao enfrentar situações indesperadas.

Com a prática das posturas, você vai desenvolver agilidade, equilíbrio, resistência, vitalidade, saúde e um estado de completo equilíbrio de corpo, mente e espirito. Através da prática dos asanas você conquistará o Corpo e fará dele um veículo adequado para o espirito.

O asana traz firmeza, saúde e leveza aos membros.

Eles não são meros exercícios de ginástica, são posturas estáveis e agradáveis (no início pode não ser tanto dependendo da dificuldade do aluno) conferem equilíbrio mental e evitam a inconstância da mente.

Segundo Iyengar, as qualidades exigidas de um aspirante são disciplina, fé, tenacidade e perseverança para praticar regularmente e sem interrupções. Seu Corpo é um templo que abriga a Centelha Divina. Negligenciar ou negar as necessidades do Corpo, e pensar nele como algo não Divino, é negligenciar ou negar a vida universal da qual você faz parte.

As necessidades do Corpo são as necessidades do espirito divino que vive através do Corpo.

O praticante de Yoga não olha para o céu para encontrar Deus, porque sabe que Deus encontra-se em seu interior.

Como um vaso de barro que se dissolve na água se não for cozido no forno, o Corpo se degrada rapidamente.

Portanto é preciso assar o Corpo no fogo da disciplina do Yoga de modo a fortalece-lo e purificá-lo.

Além de exercitar os músculos do Corpo, os asanas atuam nos nervos e glândulas. Eles reduzem a fadiga e acalmam os nervos.

A propósito, você sabe como se preparar para uma prática de asanas ?

O ideal é que antes de começar sua prática, você esteja com a bexiga vazia assim como tenha evacuado. Quanto menos elementos nos sistemas digestivo e excretor melhor. É preferível praticar o yoga de estomago vazio. Caso não exista essa possibilidade experimente praticar sem desconforto uma hora após uma refeição muito leve. Alimentos podem ser ingeridos meia hora depois de terminada a prática. Os asanas são mais fáceis depois de um banho. Após a prática recomenda-se tomar outro banho cerca de 15 minutos mais tarde. Tomar um banho ou uma chuveirada tanto antes quanto depois de sua prática de yoga refresca o corpo e a mente. A melhor hora para praticar é bem cedo pela manhã ou no final da tarde.

Pela manhã os asanas oferecem certa dificuldade, pois o corpo está rígido. A mente por outro lado, ainda está fresca, mas sua agilidade e determinação diminuem à medida que o tempo passa. A rigidez do corpo é vencida com a prática regular.

A prática matutina ajuda a trabalhar melhor nossa vocação pessoal enquanto a vespertina remove a fadiga do esforço do dia e nos deixa revigorado e calmo.

Segundo Iyengar, asanas difíceis devem ser feitos pela manhã, quando a determinação é maior.

Não pratique asanas depois de se expôr muitas horas ao sol quente.

Durante a prática não deve haver tensão nos músculos faciais, ouvidos e olhos. A expressão deve ser serena.

Durante a prática de asanas, somente o corpo deve estar ativo, enquanto o cérebro deve permanecer passivo, vigilante e alerta. Se as posturas forem feitas com o cérebro, você não será capaz de perceber seus próprios erros.

A respiração deve ser realizada apenas pelas narinas. Não segure o ar ao entrar ou ao permanecer nas posturas. A prática correta dos asanas traz leveza e alegria tanto ao corpo quanto à mente, e um sentimento de unidade de corpo, mente e alma.

A prática contínua, modifica a atitude do praticante, que passa a disciplinar-se na alimentação, no sexo, no asseio e no caráter e se transforma em uma nova pessoa.

Uma vez dominado o asana ele se torna fácil e sem desconforto.

“Uma alma sem um corpo é como um pássaro privado de seu poder de voar. ” Iyengar

Trechos excluídos do livro Luz sobre o Yoga B.K.S Iyengar.

Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, mais conhecido como B.K.S. Iyengar, foi o fundador do Iyengar Yoga e foi um dos mais respeitados professores de Yoga no Mundo.

Boa Prática |Adri Borges.

Equipe Plié Namastê Studio